Quais são as vantagens em ter um casamento de dia?

Por Vemcasar em 10 de julho de 2019

Casamento de dia é um charme, e oferece algumas vantagens para quem escolhe festejar o enlace mais cedo do que o normal. Confira.

Quando se pensa em uma festa de casamento, normalmente vem à mente a imagem de uma cerimônia na igreja, seguida de um jantar – não é mesmo? Tudo começa no início da noite e a balada promete entrar madrugada a dentro.

Mas quem disse que não se pode inovar? Você sabia que uma das tendências é fazer casamento de dia? Além de ser um charme, traz diversos benefícios relacionados à organização.

Para você entender melhor esse formato, no post de hoje, falarei um pouco mais sobre as vantagens e a organização de um casamento de dia, confira!


Quais são as vantagens de realizar um casamento de dia?


A primeira vantagem é relacionada à beleza. Gente, fala sério, o casamento de dia é muito maravilhoso! A luz do sol traz um charme extra e energia ao ambiente, seja ele externo ou interno.

Ainda, os detalhes da decoração ficam muito mais visíveis, chamando a atenção dos convidados. As flores ficam mais alegres, as cores mais vibrantes e as pequenas coisas podem ser melhor percebidos. Assim, todos aqueles detalhes, nem tão pequenos assim, que você levou meses planejando ficam mais destacados e evidentes para todos!

A segunda vantagem está na organização do evento. Isso porque os casamentos de dia são uma opção menos requisitada, havendo melhores possibilidades em relação aos fornecedores e mesmo nas negociações.

Por exemplo, a locação dos espaços tem preços mais acessíveis e menor concorrência; a decoração fica mais simples; o investimento em iluminação é quase nulo; as opções de cardápio podem ser mais leves; o consumo de bebidas alcoólicas diminui; as fotos ficarão com melhor qualidade; a festa é melhor aproveitada… Viu, só? Casamento de dia é tudo de bom!

O que servir no casamento de dia?


Este é o momento de você deixar os convidados de boca aberta – literalmente! O cardápio nas festas diurnas pode ser bem diferenciado, por isso, não fique com receio de escolher alternativas fora do comum. Ele pode ser mais leve, com uma proposta mais prática. Quem sabe um coquetel? Ou um buffet com muita salada e carnes magras? Petit porções também são uma boa opção, principalmente pelo charme!

Para a sobremesa, o ideal são escolhas geladas. E, claro, o bolo com espumante na hora do brinde não pode ficar de fora! Aliás, falando em espumante, essa é uma ótima opção para ser servida no casamento de dia. Aposte, também, em alguns drinques exóticos – pois eles combinam muito com a sua proposta. Cerveja e chopp são boas opções, principalmente se o seu casamento for no verão.

Como decorar o ambiente de um casamento de dia?


Esta é a pergunta mais fácil de ser respondida, afinal, não tem segredo algum! A verdade é que casamentos diurnos, principalmente quando ocorrem ao ar livre, já têm em si uma bela decoração natural.

O sol é o ator principal e a referência para iluminar e trazer energia ao local. Utilize muitas flores e referências naturais, pois isso deixará o ambiente ainda mais alegre e cheio de vida. Use cores neutras, mas que se destaquem junto ao local da festa: o branco é sempre uma boa opção, pois representa a ocasião e ainda valoriza a paisagem.

Para as mesas, prefira toalhas claras, pratos brancos e demais objetos em vidro – a transparência reflete a luz solar e transmite ainda mais brilho. Não se esqueça, também, de pensar em um cantinho com a personalidade do casal. Que tal um lounge, com confortáveis puffs e espaço para interação dos convidados? 


Qual é o horário de término da festa?


É possível pensar em um evento mais curto ou em um que irá se estender pela noite. O fato é que você tem autonomia para decidir qual será a proposta e desenvolver um cerimonial adequado a ela.

Se você pretende que a festa seja mais curta, faça uma programação mais dinâmica e menos tradicional. Agora, se quer um evento longo e cheio de pompas, siga à risca todos os protocolos. Lembrando de que o horário de término também depende do início, então, se sua festa começar no final da manhã, por exemplo, ela poderá se estender até o final da tarde. Por outro lado, se começar à tarde, tende a ir noite a dentro.

Qual é a roupa ideal para os noivos em um casamento de dia?


Se a festa é diurna, o look dos noivos precisa ser coerente, ou seja, mais simples e despojado.

No vestido da noiva, brilhos e bordados podem estar presentes, desde que apenas nos pequenos detalhes. Ele não pode ser muito exagerado nem carregado. A proposta ideal são tecidos leves e fluidos, com cortes mais retos. Quanto à cor, o tradicional branco é a melhor ideia. Para os pés, é indicado o uso se sandálias rasteiras, ou, então, de salto mais grosso.

Para o noivo, escolher um terno de cor mais clara é uma boa opção. A combinação pode ser uma camisa branca e um sapato mais esportivo, por exemplo. O casal precisa estar harmonioso entre si, por isso, pense em combinações bacanas e que sejam coerentes.


Qual é a roupa ideal para os convidados de um casamento de dia?


A roupa dos convidados segue a mesma lógica da dos noivos. Para as mulheres, modelos mais soltos e de tecidos mais leves. Como cores, as mais claras e alegres são ótimas escolhas, e estampas florais também são muito bem-vindas. Quanto mais delicados forem os vestidos, mais bem adequados à proposta eles estarão.

Para os homens, são recomendados ternos e camisas mais claras. Preze pelo conforto, pois ele é representativo desse formato de evento.

Deixe aqui o seu comentário

Encontre
Planeje
Contrate
Seja Feliz